O programa Pós Guia vem para somar ao trabalho de cobertura, em tempo real, da campanha de Zé Maranhão, que a equipe da TV 15 vem fazendo desde o final de agosto. A proposta é pioneira e a campanha de Zé é a única na Paraíba que aderiu a esse formato trazendo o eleitor para mais perto do dia a dia do candidato.
O projeto Rede Zé 15, que engloba a Rede TV 15 e Rede Quinze, foi idealizado e projetado pelo jornalista e marqueteiro Dércio Alcântara, que apostou nas plataformas digitais para atingir grande percentual do eleitor paraibano, pela onda migratória onde tudo passou a ficar na palma da mão das pessoas através dos Smartphones.
A ideia de Dércio se solidifica quando eleitor ver a diminuição do tempo de horário eleitoral gratuito, que ainda sobrevive em um formato engessado e horário fixo no rádio e na TV, resultando na sua baixa audiência, em um contexto em que as pessoas estão conectadas e quase não param para assistir TV, fazendo com que a proposta do Guia Eleitoral se torne obsoleta.
“É notório que o público passou a acompanhar e interagir com seus candidatos através das redes sociais, seguindo uma tendência mundial que estourou em campanhas como as de Barack Obama e Donald Trump, que chegaram a presidência dos EUA utilizando as plataformas como canal de comunicação direto com o eleitor”, reforçou Dércio Alcântara.
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em abril deste ano, revelam que, em 2017, 817 mil domicílios paraibanos tinham acesso à internet e o smartphone foi o principal aparelho conectado, sendo usado para os acessos em 804 mil domicílios.
Segundo levantamento realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e divulgado pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), no dia 10 de setembro, 98,2% da população, de 206 milhões de brasileiros, têm acesso a dados móveis, ao passo que somente 1,4% estão ausentes dessa oferta de serviços.
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