Nova Beira Rio será inaugurada nesta segunda

A entrega oficial da nova Avenida Beira Rio será nesta segunda-feira, às 9h, na Rua do Capim. A área ganhou requalificação e se transformou-se em um modelo de compartilhamento de espaços com a criação de uma ciclovia que liga o centro da cidade e se estende até a orla de Cabo Branco. O objetivo da transformação foi garantir uma mobilidade mais moderna à população.

A solenidade também dará início a campanha de conscientização envolvendo todos usuários da via, mas priorizando pedestre, ciclista e transporte coletivo. Equipes de agentes de mobilidades estarão espalhadas ao longo da via para alertar sobre a necessidade de atenção à sinalização e de respeito aos espaços destinados a cada segmento. A ideia é contar com a adesão da população a essa ideia, que se tornará mote de intervenção em outros corredores.

O projeto de requalificação da Beira Rio foi desenvolvido envolvendo técnicos da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), professores universitários, ciclistas e a sociedade. Para chegar ao modelo implantado na Capital, foi feito um levantamento detalhado da área, com registro fotográfico, topográfico e presencial e todo o projeto respeita o meio ambiente, com a arborização da via e às normas da ABNT quanto à acessibilidade.

Para a construção da ponte, foi feito um elevado no nível da pista em cerca de dois metros e meio. Essa medida acabou de vez com o risco de o nível do rio subir mais que a altura da ponte, dando fim aos alagamentos que inviabilizavam totalmente o trânsito nos períodos chuvosos, pois na região a via se constituía apenas de uma pista sobre um bueiro, o que inevitavelmente causava os alagamentos.

O superintendente de Mobilidade Urbana da Capital, Adalberto Araújo, explica que a requalificação respeita e aprimora o potencial da Avenida. “Essa era uma via mais utilizada pelos veículos motorizados por falta de uma estrutura adequada para meios mais sustentáveis. A Prefeitura, nesse caso, identificou a vocação da Beira Rio para receber as pessoas e agora disponibiliza os equipamentos necessários para que elas possam optar por uma circulação sustentável, seja a pé ou de bicicleta”.

Secom/JP

Postar um comentário

0 Comentários