Os Estados Unidos estão enviando um porta-aviões e uma unidade de bombardeiros ao Oriente Médio em resposta ao que chamou de “indicações e advertências preocupantes” vindas do Irã.
O objetivo é enviar "uma mensagem clara e inequívoca ao regime iraniano de que qualquer ataque aos interesses dos Estados Unidos ou de seus aliados enfrentará uma força implacável", disse o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton, em comunicado divulgado no domingo (5).
A medida foi anunciada em meio a crescentes tensões entre Washington e Teerã sobre o programa nuclear iraniano.
A unidade de batalha de porta-aviões USS Abraham Lincoln e uma força de bombardeio vão reforçar o Comando Central dos EUA no Oriente Médio. O navio estava na Europa para participar de exercícios militares, que terminaram em abril.
"Os Estados Unidos não estão à procura de uma guerra com o regime iraniano, mas estamos totalmente preparados para responder a qualquer ataque, seja pelo Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica ou pelas forças regulares iranianas."
O deslocamento do porta-aviões acontece também coincide com uma escalada de tensão entre a Faixa de Gaza e Israel. No fim de semana, quatro israelenses e 23 palestinos morreram. Nesta segunda-feira (6), não houve registro de confrontos embora nenhum cessar-fogo tenha sido anunciado oficialmente.
0 Comentários