Incêndio em estação da CEB deixa 17 mil imóveis de Brasília sem energia elétrica

Um incêndio atingiu uma subestação da Companhia Energética de Brasília (CEB), na Asa Norte, e deixou 17.007 imóveis sem energia na manhã desta quarta-feira (29). A interrupção foi por volta das 9h e, segundo a CEB, há previsão é de que o serviço seja retomado às 18h.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas. A fumaça podia ser vista de longe e chegou a ultrapassar a altura do Estádio Mané Garrincha. De acordo com os militares, não há feridos. O trabalho de resfriamento do local foi finalizado às 10h.

O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e a Fundação Hemocentro de Brasília foram atingidos pela queda de energia. Em nota, a Secretaria de Saúde informou que todas as consultas ambulatoriais do Hran previstas para esta quarta foram suspensas.

A pasta indicou que os pacientes devem aguardar o contato dos servidores da unidade. Segundo a secretaria, o pronto-socorro, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o centro cirúrgico do Hran "estão em pleno funcionamento, com fornecimento de energia feita pelo gerador da unidade".

Além dos centros de saúde, órgãos públicos, hotéis e shoppings enfrentaram o apagão (veja lista abaixo).

Hemocentro
Hran
Edifício de Clínicas
Setor Hoteleiro Norte
Conjunto Nacional Brasília
Brasília Shopping
Shopping ID
Edifício Varig
Liberty Mall
Central Park
Setor de Rádio e TV Norte
Centro Empresarial Norte
Monumental Residence
Quadras 102 a 104; 202 a 204; 302 a 304; e 402 a 404


Por causa da falta de energia, 13 semáforos da Asa Norte ficaram intermitentes e motoristas enfrentaram congestionamento nas principais vias da região.

Agentes de trânsito Detran começaram a fazer o controle de tráfego na região e nos cruzamentos das vias N2 e N3 com a W3 Norte, e na via W5.

Causas do incêndio
Equipes de manutenção da CEB foram ao local, que fica próximo à 5ª Delegacia de Polícia, para averiguar as causas do acidente. Por volta das 10h20, integrantes da administração da companhia conseguiram acessar a subestação.

O presidente da CEB Holding (conglomerado que reúne todas as estruturas administrativas da empresa pública), Edison Garcia, disse que o suposto aquecimento de um produto teria causado o incêndio.

O governador do DF exercício, Paco Britto (Avante), esteve na região do acidente e afirmou ao G1 que um laudo será feito entre os bombeiros e a companhia para confirmar a suspeita apontada pelo presidente da CEB Holding.

"Essa subestação já tem dado alguns problemas internos. Vamos fazer esse laudo para saber o que realmente aconteceu."

Segundo Garcia, a CEB faz vistorias permanentes em todas as instalações e que nenhum problema teria sido constatado nas últimas vistorias. A subestação atingida pelas chamas foi construída em 1973 e tem três transformadores de energia.

"A CEB tem feito um acompanhamento histórico em todo o seu parque de distribuição. O que se relata é que, em um passado distante, essa subestação teve problemas, mas foram feitas as manutenções."

O capitão do Corpo de Bombeiros Souza Mendes disse que o prédio da CEB, na Asa Norte, não sofreu danos estruturais. "Ele está intacto, já que os transformadores ficam em caixotes de concreto." A Defesa Civil foi chamada para vistoriar a construção.

G1DF

Postar um comentário

0 Comentários