O Ministério Público da Paraíba (MPPB) apresentou, na terça-feira (30), denúncia contra 14 alvos da terceira fase da Operação Xeque-Mate, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco). Entre as pessoas denunciadas estão o ex-prefeito de Cabedelo, Leto Viana, e o empresário Roberto Santiago. Ambos estão presos por participação num esquema que envolveu fraudes em licitação, corrupção e desvio de recursos públicos.
De acordo com o Gaeco/MPPB, essa é a quinta vez em que são apresentadas denúncias relativas à força-tarefa Xeque-Mate. O trabalho integrado tem apoio da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU).
Conforme o Gaeco/MPPB, a nova denúncia diz respeito à descoberta de que a organização criminosa atuou em três dispensas emergenciais e em uma concorrência relacionada aos serviços de limpeza urbana de Cabedelo, cometendo fraudes e direcionamentos que acabaram beneficiando a empresa Light Engenharia e Comércio, em contratos estimados em mais de R$ 35 milhões. As fraudes acabaram lesando o patrimônio do Município e beneficiando diversos agentes, dentre empresários e servidores públicos, que eram destinatários de repasses periódicos de recursos ilícitos.
0 Comentários