Prefeitura prorroga medidas restritivas por mais 15 dias em JP

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, informou, na manhã desta sexta-feira (15), que os decretos com as medidas restritivas já adotadas na cidade serão prorrogados por 15 dias.
Sendo assim, o comércio segue temporariamente fechado, a exemplo de shoppings, cinemas, academias, salões de beleza, bares e restaurantes. Apenas os serviços essenciais ficam abertos. As aulas na rede municipal de ensino estão suspensas por mais 15 dias, assim como o funcionamento do transporte público, que vai permanecer ofertando linhas exclusivas somente para profissionais de Saúde.

O anúncio ocorreu durante a entrega do novo Hospital Prontovida, preparado pela Prefeitura Municipal para atender exclusivamente pacientes com Covid-19. A unidade já pode começar a receber os primeiros pacientes a partir desta sexta-feira. O espaço terá capacidade de oferecer 114 leitos.

“O número de pacientes que dependem de internação segue crescendo de forma acelerada”, declarou o gestor.

João Pessoa tem quase 1.500 casos de Covid-19 confirmados, mais de 90% dos bairros com ao menos um caso registrado da doença e baixo índice de isolamento social. Com 30 novas vagas já à disposição, sendo 10 de UTI, a capital paraibana chega a 212 alas para o atendimento a casos do coronavírus de média e alta complexidade.

O novo Prontovida tem três áreas para a implantação de UTIs, farmácia, central de abastecimento, laboratório, radiologia, copa, refeitório, sala de repouso e almoxarifado. O hospital também irá realizar exames, a exemplo de Raio-X e laboratoriais. A unidade conta com respiradores, ventiladores, monitores, além de aparelhos para a reanimação de pacientes, necessários para o atendimento de Covid-19. Os pacientes serão encaminhados a partir das Centrais de Regulação.

Neste primeiro momento, 178 profissionais, incluindo médicos clínicos, infectologistas, cardiologistas, intensivistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos e fisioterapeutas, já estarão atuando. Com a abertura de todos os leitos, o Prontovida terá aproximadamente 500 pessoas trabalhando diariamente. Estes profissionais foram contratados de forma emergencial pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por processo seletivo.
Localizada no bairro de Tambiá, a unidade funciona no prédio já ocupado por um hospital no passado.

Além do novo Prontovida, o atendimento a casos do novo Coronavírus na Rede Municipal de Saúde de João Pessoa está sendo realizado no Hospital Santa Isabel, Hospital Infantil do Valentina, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Valentina e Cruz das Armas, Hospital São Luiz, e também no Hospital Universitário Lauro Wanderley, que foi credenciado a partir de uma parceria com a Prefeitura de João Pessoa para oferecer leitos de UTI e de enfermaria.

Portal Correio

Postar um comentário

0 Comentários