Dia de Finados: João Pessoa tem manutenção da limpeza, ordenamento do comércio informal e definição de trânsito

 

A Prefeitura de João Pessoa já está com tudo definido e colocando em prática os planos de manutenção da limpeza, ordenamento do comércio informal e de trânsito e transporte para esta terça-feira (2), Dia de Finados, nos cemitérios públicos da Capital.

Nesta segunda (1º) e terça-feira (2), a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) está realizando a manutenção da limpeza dos cemitérios públicos. Os serviços de capinação, roçagem e varrição foram realizados, na quarta e quinta-feira da semana passada, e foram retomados para garantir que tudo continue limpo para quem for aos cemitérios.

São beneficiados os cemitérios São José (Cruz das Armas), Santa Catarina (Bairro dos Estados), Senhor da Boa Sentença (Varadouro), Cemitério da Penha (Penha), Cristo Redentor (Cristo Redentor) e o de São Sebastião (Mussumagro).

Nesta segunda-feira (1º), as equipes de capinação, roçagem e pintura de meio fio estão nos bairros de Bessa, Cristo Redentor, Varjão, Jaguaribe, Gramame, Valentina de Figueiredo e Jardim Planalto.

Os agentes de limpeza estão coletando resíduos de poda de árvores nos bairros de Bessa, Jardim Oceania, Aeroclube, Cristo Redentor, Varjão, Jaguaribe, Grotão, Funcionários, João Paulo II, Geisel, Mangabeira, Distrito Industrial, Bancários, Jardim Cidade Universitária e Jardim São Paulo.

Já a programação de recolhimento de entulho inclui os seguintes bairros: Grotão, Funcionários, João Paulo II, Gervásio Maia, Colinas do Sul, Engenho Velho, Mangabeira, Distrito Industrial, Bancários, José Américo, Bessa, Jardim Oceania, Aeroclube, Cristo Redentor, Varjão e Jaguaribe.

Nesta terça-feira (2), ocorrerá a coleta de resíduos sólidos domiciliares em toda João Pessoa e a varrição do Centro e da calçadinha da orla da Capital, assim como a catação na faixa de areia das praias.

A população pode solicitar a realização dos serviços de coleta e de capinação e roçagem por meio dos telefones 0800 083 2425, 3214-7628 e 3214-7660.

Comércio informal – A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) vai colocar agentes para ordenar o comércio informal nos cemitérios públicos da Capital. Segundo o chefe da Divisão de Controle e Postura da Sedurb, Julião Ferreira Filho, todos os vendedores de flores foram cadastrados. “Os floristas cadastrados pela Sedurb estarão identificados com crachás e não será permitido nenhum tipo de comércio dentro dos cemitérios públicos”, afirma.

Biossegurança-
 Como forma de prevenir possível disseminação da Covid-19, a Sedurb vai adotar medidas de prevenção à doença, como a aferição da temperatura e a disponibilização de álcool a 70%, além de exigir o uso obrigatório de máscaras no local.

Este ano, a Arquidiocese da Paraíba realizará missas nos cemitérios Senhor da Boa Sentença e Santa Catarina. Nos demais (Penha, São José e Cristo Redentor) não haverá celebrações.

As missas serão realizadas com a capacidade de público reduzido a 50%, como forma de evitar aglomerações. No cemitério Senhor da Boa Sentença haverá cinco missas: às 7h, 9h, 11h, 15h e 17h. Já no cemitério Santa Catarina, a Arquidiocese programou a realização de duas missas: às 9h e às 15h.

Trânsito e transporte – Para garantir maior fluidez e segurança no deslocamento de quem vai prestar homenagens aos familiares falecidos, nesta terça-feira (2), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) vai colocar em prática um plano de circulação será executado a partir das 6h no entorno dos Cemitério Senhor da Boa Sentença, no Varadouro; Cemitério São José, em Cruz das Armas; Cemitério do Cristo, no Cristo Redentor; e Cemitério Santa Catarina, no Bairro dos Estados. Ao todo, 80 agentes de mobilidade urbana serão distribuídos nos três turnos.

Já linhas de ônibus vão circular nesta terça (2) com quadro de domingo, ou seja, das 70 linhas que operam em dias úteis, 38 linhas estarão à disposição da população.

Boa Sentença – Não será permitido o fluxo de veículos em frente ao Cemitério Boa Sentença. O fluxo de veículos que vem de Bayeux e da Ilha do Bispo será direcionado para a Avenida Sanhauá, por trás do Terminal Rodoviário. O tráfego da Rua Índio Piragibe será desviado para a Rua São Miguel, sentido Maciel Pinheiro, com retorno dos veículos na Rua Cruz Cordeiro para ter acesso à Rua Francisco Londres, que será liberada para os veículos que vão em direção à Ilha do Bispo e Bayeux.

São José – Como nos anos anteriores, será realizado o bloqueio total da Avenida Cruz das Armas no trecho em frente ao cemitério, para permitir a circulação dos pedestres. O fluxo de veículos no sentido Centro-bairro será feito pelas ruas Santos Coelho e Porfírio Costa para o acesso à Avenida Cruz das Armas. Já no sentido bairro-Centro, o fluxo de veículos será mantido na via principal.

Cristo Redentor – Serão bloqueadas as ruas Heronides Vieira com Morise de Miranda Gusmão; Rua dos Milagres com Rua do Jarro e a Rua dos Milagres com a Rua Olívia Almeida Guerra.

Santa Catarina – O fluxo de veículos será proibido em frente ao cemitério com bloqueio na Avenida Santa Catarina com a Avenida Espírito Santo. As linhas de transporte 504, 503 e 1001, que seguem pelas Avenidas Espirito Santo e Santa Catarina serão desviadas pelas ruas Gonzaga Silva, Pedro Ramos Coutinho e Elvira Malaguti, onde terão novamente acesso à Santa Catarina. A Linha 503 que vem pela Rua Tertuliano de Brito seguirá pelas ruas Pedro Ramos Coutinho e Elvira Malaguti, retornando também à Santa Catarina.

Secom-JP

Postar um comentário

0 Comentários