As obras da ‘Ponte do Futuro’, que vai ligar as cidades de Cabedelo a Lucena e Santa Rita, começaram nesta terça-feira (24) às margens do Rio Paraíba, em Cabedelo. Nesta fase inicial, estão sendo realizados os estudos técnicos das fundações da ponte.
Além das fundações, também já começaram os estudos técnicos para a construção do viaduto sobre a linha férrea da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) que passa pela área.
O engenheiro responsável pela fase inicial da obra, Igor Girardi explicou que por meio da sondagem serão determinadas as características do subsolo, como a composição das camadas, resistência, espessura das camadas do solo e da rocha, além da presença de materiais como argila, areia ou cascalho.
“Isso é crucial para o projeto de fundação, pois permite ao projetista compreender a capacidade de suporte do solo e a profundidade necessária dos elementos de fundação da ponte; garantindo a segurança e a estabilidade da estrutura”, afirmou o engenheiro.
Nesta fase da obra, uma equipe está realizando os estudos, com a previsão de mais uma equipe de técnicos chegarem ao local no próximo mês, para acelerar os estudos.
Está previsto para que a fase inicial da obra seja concluída em cinco meses, para depois serem realizados os projetos de fundação e então iniciarem as obras de construção da infraestrutura da ponte.
O diretor de operações do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), engenheiro Armando Marinho, afirmou que o Governo do Estado está começando a obra mais importante de mobilidade urbana para a região metropolitana de João Pessoa.
“Com essa obra, o tráfego de caminhões pesados vai deixar de ser feito através da BR-230, sendo transferido para a Ponte do Futuro, retirando, também, o trânsito urbano de mais de 700 veículos por dia da área interna de João Pessoa”, afirmou Armando.
Os moradores que moram próximo a área de início das obras estão otimistas. Para José Cardoso de Oliveira, os moradores esperam uma melhora da segurança pública, já que o tráfego de veículos vai aumentar na região.
“A obra do Governo do Estado vai valorizar ainda mais toda aquela região, trazendo mais estabelecimentos comerciais, bem como residenciais. Haverá mais segurança por causa da grande movimentação de veículos circulando na área” afirmou José.
A empresa responsável pela obra já colocou na área todo o equipamento necessário para a execução dos serviços iniciais, além da equipe técnica especializada.
O diretor de Planejamento e Transportes, o engenheiro José Arnaldo Souza Lima, garantiu que o Governo do Estado vem tomando providencias principalmente com as licenças ambientais, além de realizar as devidas desapropriações do trecho.
“Todas as providências para a fase inicial da obra, especialmente das licenças ambientais, estão sendo tomadas. Também estão sendo providenciadas as desapropriações ao longo do trecho, visando facilitar a execução dos trabalhos” explicou Arnaldo.
Sobre a Ponte do Futuro
As obras terão início no quilômetro 9,64 da BR-230, na estrada de Cabedelo. O projeto prevê a construção de duas pontes. A primeira terá uma extensão de 2 quilômetros e ligará a BR-230 à BR-101 Norte, e terá pista de 7,2 metros, pista de passeio com 3,3 metros, ciclovia de 2,5 metros e acostamento de 2,5 metros.
No projeto ainda consta a construção de um viaduto sobre a linha férrea de 40 metros e um mirante. A segunda ponte terá uma extensão de 420 metros e será construída sobre o Rio da Guia, em Lucena.
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