O prefeito Cícero Lucena e o vice Leo Bezerra, candidatos à reeleição, vêm reafirmando durante atividades de campanha neste segundo turno que ampliarão as iniciativas e ações de inclusão na próxima gestão, como tem sido feito desde o primeiro momento, a exemplo do ‘Tardezinha Inclusiva’ e o programa cuidadores voluntários, atualmente com mais de 2.300 participantes que cuidam de mais de 5 mil alunos PCD ( Pessoa Com Deficiência) da rede municipal de ensino.
O prefeito tem destacado que o ‘Tardezinha Inclusiva’ e o programa de cuidadores o tem motivado a trabalhar cada vez mais em projetos de inclusão que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, em João Pessoa.
O projeto ‘Somos Capazes’, ao qual o ‘Tardezinha Inclusiva’ está vinculado, é realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e rendeu a premiação inédita para o prefeito Cícero Lucena, em 2024: o Prêmio Orgulho Autista Brasil, promovido pelo Movimento Orgulho Autista Brasil (Moab).
Primeiro gestor municipal do país a receber a honraria, o prefeito é visto, muitas vezes, exibindo na lapela o símbolo movimento autista. A premiação foi entregue no dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, em Brasília.
O reconhecimento é resultado do trabalho com crianças autistas realizado mensalmente no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena. A iniciativa é da Funjope, em parceria com a Associação Paraibana de Autismo (APA) e a ‘Turma Tá Blz’. Desde o início da gestão do prefeito Cícero Lucena, foram realizadas 31 edições da Tardezinha Inclusiva com média de 500 crianças por mês.
Atuando diretamente com a inclusão de crianças autistas ou com alguma deficiência física/intelectual por meio da arte e da cultura, a ação é realizada mensalmente e reúne profissionais como nutricionistas, psicólogas, psicopedagogas, advogados, além de música, teatro, brincadeiras, lanches e brindes para as crianças. E tem, também, piqueniques inclusivos e sessões de cinema. Este ano, as crianças participaram ainda de um bloco especial no Carnaval/2024.
0 Comentários