A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial, na tarde desta quinta-feira (07), para celebrar os seis anos de criação dos sistemas: Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) e Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRTs). O evento, proposto pela deputada Cida Ramos, aconteceu no plenário “Deputado José Mariz” e reuniu dirigentes, profissionais da área, professores e alunos do Instituto Federal de Educação na Paraíba (IFPB) e sindicalistas.
O Sistema CFT/CRTs, de acordo com a deputada, é o resultado “de uma história que vem sendo escrita há mais de 50 anos, com a publicação da Lei nº 5.524/1968, que criou a profissão do Técnico Industrial de nível médio”. “A conquista do conselho profissional próprio, com autonomia e legitimidade para a regularização da profissão, passou a valorizar o técnico industrial, proporcionando avanços diretos à construção de uma sociedade mais justa, solidária e humana. No dia 26 de março de 2018, a sanção presidencial da Lei nº 13.639, tornou o sonho realidade”, relatou.
Cida Ramos adverte que o sistema CFT/CRTs enfrenta ainda o desafio de dirimir muitas dúvidas acerca de quais profissionais estão inseridos no CFT e do trabalho realizado pelo conselho, a fim de que esses profissionais e seus empregadores compreendam a importância do registro profissional. “Nós queremos dar oportunidade da discussão, do bom debate, da regulamentação da profissão. Que se discuta bastante. Visibilidade, é o que eles precisam agora. É uma demanda muito importante das universidades, dos IFs, e nós estamos com eles e com toda a sociedade”, justificou.
O diretor de Fiscalização e Normas do Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Bernardino José Gomes, representandou o presidente do CFT, Ricardo Nerbas, e destacou a “satisfação de poder participar dessa discussão na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, num momento alusivo à comemoração dos seis anos da fundação CFT”. “Nós técnicos industriais, estamos servindo à sociedade, levando serviço de qualidade, levando segurança a sociedade. Esse é o objetivo do Conselho: fiscalizar a profissão para levar segurança à sociedade. Esse momento festivo, nesta Casa legislativa, é de grande importância para nós, do Conselho Federal, do Conselho Regional e para todos os técnicos do Brasil. Eu fico imensamente feliz de poder estar aqui participando desse momento”, declarou.
O conselheiro Luis Paulo de Sousa, presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da Terceira Região (CRT-03), que abrange os estados da Paraíba, Alagoas, Pernambuco e Sergipe, parabenizou a ALPB, através da deputada Cida Ramos, por abrir espaço para a celebração do aniversário da fundação dos conselhos e a discussão de assunto relacionados o sistema CFT/CRTs. “Estou muito gratificado, muito feliz em estar aqui para essa homenagem para o sistema CFT-CRTs, porque isso é muito importante para os técnicos e, principalmente, para a sociedade. E, como se diz: técnico registrado, valorizado, significa sociedade protegida”, disse.
Ao final do evento, o sistema CFT/CRTs homenageou a deputada Cida Ramos com uma placa comemorativa do evento, que também foi ofertada ao deputado Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa, e ao vereador de João Pessoa, Marcos Henriques.
Também prestigiaram o evento os conselheiros Pierre Augusto Melo do Nascimento, vice-presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da Terceira Região (CRT-03); e os conselheiros regionais Jonildo de Oliveira Casado e Airton Fonseca da Costa Lima; o professor Vinícius Batista, diretor de Educação Profissional do Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB); além do vereador Marcus Henriques, representando a Câmara Municipal de João Pessoa.
0 Comentários