O governador em exercício Adriano Galdino participou, na manhã desta quinta-feira (14), do I Simpósio de Proteção aos Direitos da Mulher, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), que aconteceu na Academia de Ensino da Polícia Civil, em João Pessoa. O evento contou com a presença da secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura; do comandante-geral do CBMPB, coronel Araújo; da segunda-dama do Estado e coordenadora do Programa Antes que Aconteça, Camila Mariz Ribeiro; e da secretária da Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Rosana Gadelha.
O Simpósio de Proteção aos Direitos da Mulher do Corpo de Bombeiros foi o primeiro compromisso da agenda do governador em exercício Adriano Galdino após tomar posse do cargo. “Estou muito feliz em poder contribuir com esse debate para que possamos cada vez mais valorizar e respeitar os direitos das mulheres de forma muito forte, efetiva e proativa. É importante e fundamental que a mulher esteja cada vez mais empoderada para que possa contribuir com a construção de uma Paraíba melhor e mais justa para todos”, declarou o governador Adriano.
A secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, afirmou que o evento promovido pelo CBMPB dialoga sobre política para as mulheres e sobre o enfrentamento às violências. “Estou muito honrada de estar junto com o governador em exercício Adriano Galdino participando de um diálogo que precisa acontecer para que a gente tome consciência de que esse enfrentamento às violências contra as mulheres deve vir de todos os lados, não só da Assembleia Legislativa ou do Executivo, mas também das corporações”, afirmou a secretária. Para Lídia, é fundamental que todos os setores da sociedade estejam atentos com suas ações e atitudes com o intuito de dissipar esse tipo de violência.
A primeira comandante do Comando Regional de Bombeiros Militar da Paraíba, tenente-coronel Sabrina, avaliou que a participação do governador em exercício Adriano Galdino no simpósio promovido pela corporação demonstra a relevância do evento. “Nós sabemos que o tema é também pauta do governo estadual e o deputado Adriano Galdino, que está exercendo o cargo de governador, tem essa preocupação com as mulheres, então, sua presença é uma forma de prestigiar e mostrar a importância mais ainda para o Estado e para a nossa corporação também”, analisou a comandante.
A secretária da Comissão de Direitos da Mulher da ALPB, Rosana Gadelha, destacou que a Casa de Epitácio Pessoa, com o apoio do seu presidente Adriano Galdino, tem também contribuído com o enfretamento à violência contra a mulher por meio do ‘Programa Rompa o Ciclo da Violência’. A Comissão tem realizado atividades em vários municípios da Paraíba e a participação de seus membros no I Simpósio de Proteção aos Direitos da Mulher demonstra união em prol de um objetivo comum. “A Assembleia tem um programa muito nítido, muito claro e que vem percorrendo a Paraíba inteira, que é o ‘Programa Rompa o Ciclo da Violência’. Aqui, além de apresentarmos o programa, viemos também prestar o nosso serviço ao Corpo de Bombeiros Militar para dialogar sobre a violência, a violência doméstica, familiar, sobre o assédio. É uma pauta que o presidente Adriano, agora o governador, tem fortalecido para que a gente dialogue e tenha dado todo o apoio ao programa”, ressaltou.
Com o tema ‘Por uma cultura de respeito, inclusão e segurança do CBMPB’, o evento reuniu homens e mulheres da corporação para discutir direitos fundamentais das mulheres; assédio e violência de gênero, além de aspectos práticos da violência contra a mulher nos contextos organizacional e doméstico.
0 Comentários