Deflagrada na manhã desta terça-feira (03), a terceira fase da Operação Festa no Terreiro teve como objetivo combater a suspeita de desvio de recursos públicos destinados a obras em São Mamede, no Sertão da Paraíba, segundo apurou nossa reportagem. Um engenheiro foi alvo de busca e apreensão no município de Campina Grande. O prefeito da Cidade, Umberto Jefferson, chegou a ser preso em agosto do ano passado, mas conseguiu liberdade.
As irregularidades investigadas apontam para desvios de recursos destinados à execução de obras de infraestrutura urbana de esgotamento sanitário e pavimentação, o que, em um cenário de escassez de recursos, como é o caso do interior paraibano, torna-se mais crítico, uma vez que a população local necessita de obras de infraestrutura.
A operação foi desencadeada pela Polícia Federal, Ministério Público da Paraíba e Controladoria-Geral da União.
A investigação teve início a partir de desdobramentos da Operação Bleeder, deflagrada em 2021 pela PF, MPF e CGU, que apurou desvios de recursos destinados à construção de açudes e barragens em áreas castigadas pela seca, no interior da Paraíba. Com o avanço das apurações, foram identificadas irregularidades como direcionamento da contratação e superestimativa de itens de serviços, que promoveram superfaturamento considerável na obra investigada.
0 Comentários