Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado Federal

 Neste sábado (01), o Senado Federal realizou a eleição para a presidência da Casa. O senador Davi Alcolumbre (União-AP) foi eleito com 73 dos 81 votos válidos. O senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) obteve 4 votos, enquanto Eduardo Girão (Novo-CE) recebeu 3 votos.

Concorreram Eduardo Girão (Novo-CE), Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), a candidatura de Davi Alcolumbre (União-AP) foi registrada já durante a reunião deste sábado no plenário. Já Marcos do Val (Podemos-ES) retirou a candidatura durante tempo de fala destinado aos candidatos alegando que foi prejudicado por causa de censura sofrida por ele. "Não fui de forma democrática candidato , então estou aqui retirando, porque ficou inviável uma candidatura", afirmou o senador. A candidata Soraya Thronicke (Podemos-MS) também retirou a candidatura durante o tempo de fala.

No Senado, a votação é feita de forma impressa, e não digital. Após as falas dos candidatos, as cédulas foram rubricadas pelo presidente Arthur Lira e pelo primeiro vice-presidente, senador Veneziano Vital do Rego, da Paraíba. Os senadores foram chamados à cabine de votação pela ordem de criação das unidades federativas. Em seguida, os votantes depositaram o envelope com a cédula na urna localizada na Mesa, onde também assinaram a lista de votação. Os votos foram apurados pelo presidente, auxiliado pelo terceiro e pelo quarto-secretário da Mesa anterior, com supervisão de senador escrutinador.

A eleição ocorreu em cumprimento ao regimento interno do Senado, que desde 2019 determina que a escolha do presidente seja realizada no dia 1º de fevereiro. O Senado segue este calendário, com cada legislatura começando em 1º de fevereiro do ano seguinte à eleição geral e terminando em 31 de janeiro após a eleição seguinte.

Foto: Agência Senado

Postar um comentário

0 Comentários