João Pessoa inaugura 1ª Sala Lilás do Brasil nesta sexta-feira (21)


 João Pessoa recebe, nesta sexta-feira (21), a primeira Sala Lilás do Brasil, um espaço voltado para o atendimento humanizado de mulheres vítimas de violência doméstica. A inauguração contará com a presença do ministro Ricardo Lewandowski, do governador da Paraíba, João Azevêdo, e da atriz e ativista Luiza Brunet, a convite da senadora Daniella Ribeiro.

A Sala Lilás está instalada no Instituto de Polícia Científica (IPC), no bairro do Cristo, e oferecerá suporte especializado às mulheres que chegam ao local para realizar exames de corpo de delito. A iniciativa faz parte do programa Antes que Aconteça, criado em 2023 pela senadora Daniella Ribeiro, quando presidia a Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional.

No ano de 2016, Brunet denunciou o então companheiro por violência doméstica, caso que ganhou ampla repercussão no país. Segundo a senadora Daniella, a presença de Luiza Brunet ao evento, reforça a importância da abordagem do tema, mas não só isso.

A senadora destaca a necessidade de uma rede de apoio efetiva e acolhedora, capaz de encorajar as mulheres que sofrem violência a denunciar seus algozes. “A presença de Luiza Brunet ao evento é uma representação de todas as mulheres que conseguiram quebrar o ciclo da violência, que não é fácil. Só se quebra o ciclo quando há rede de apoio. É uma situação dolorosa e muitas vezes sequer é percebida, tendo em vista a normalização da violência e o machismo estrutural. Infelizmente, muitas mulheres que não denunciam acabam perdendo suas vidas”, frisa.

DADOS:

O Ligue 180, dispositivo central na estratégia de enfrentamento da violência contra a mulher no país, registrou 84,3 mil denúncias de violência contra a mulher até julho de 2024, um aumento de 33,5% em relação ao mesmo período de 2023. Na Paraíba, foram 1.102 casos, crescimento de 30,72% em relação ao mesmo período do ano de 2023. A maioria das agressões ocorre dentro de casa, e 505 denúncias no estado confirmam esse cenário. Mulheres entre 35 e 39 anos são as principais vítimas (241 casos), com destaque para pretas ou pardas (545 registros). Os principais agressores são esposos ou ex-companheiros, responsáveis por 390 denúncias.

Postar um comentário

0 Comentários